Sobre
Com um quarto de século de existência a Orquestra e Banda Sinfónica manteve a sua programação interrupta ao longo destes 26 anos de existência, reforçando a índole pedagógica e dando oportunidades a jovens e promissores músicos oriundos de Santa Maria da Feira. Mercê a sua qualidade artística a Orquestra e Banda Sinfónica ao longo dos anos obteve diversos prémios (2002, 2º prémio na 2ª Secção e em 2005 o 3º prémio na 1.ª Secção do Certamen Internacional de Bandas de Musica “Ciudad de Valência” pela Banda Sinfónica | 2006, 1.o Prémio na Secção Sinfónica do Certamen Internacional de Bandes de Musica Vila d’Altea, com a Banda Sinfónica), levando a Orquestra e Banda Sinfónica a atuar em diferentes pontos do país e no estrangeiro (Espanha, Itália, Bulgária, França e Alemanha). Mercê da sua qualidade artística este projeto musical e cultural tem conseguido angariar apoios a nível institucional, através do Ministério da Cultura, da Delegação Geral das Artes e da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. Atualmente a direção artística do projeto está sob a responsabilidade do Maestro Paulo Martins, desde 2004.
|
Diretor Artístico e Maestro: Paulo Martins |
Teve como primeiro instrumento o Saxofone, prosseguindo os seus estudos em Fagote com o professor Hugues Kesteman, na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo (ESMAE) e na Alemanha, obtendo o curso de solista e o mestrado em performance na classe do Prof. Gunter Pfitzenmaier na “Hochschule für Musik Karlsruhe” (Alemanha) ambos com a máxima classificação. Foi premiado em diversos concursos e apresentou-se a solo com a Orquestra e Banda de Jovens de Santa Maria da Feira, Orquestra Sinfonieta, Orquestra ARTAVE, Orquestra de Câmara da Staatliche Hoschule für Musik Karlsruhe (alemanha), e integrou várias Orquestras das quais se destaca a participação regular com a Orquestra sinfónica do Porto Casa da Música. Estudou direção de orquestra com o maestro Osvaldo Ferreira, Ernest Schelle, Eugene Corporon e Jorma Panula e em 2007 obteve o mestrado em direção com o conceituado maestro Jan Cober no Conservatório de Maastricht, igualmente com distinção – Holanda. Tem vindo a orientar master classes e dirigir algumas orquestras e bandas em Portugal, Espanha, Argentina, Brasil entre outros. Como maestro foi galardoado em diversos concursos: Certamen Internacional de Bandas de Música de Valencia em 2002, 2005 e 2010; Concurso Internacional de Bandas – Ateneu Artístico Vilafranquense na 2.a, 4.a e 5.a edição (todos com o 1.o prémio); Certamen Internacional de Bandas de Música Vila d'Altea em 2006, 2007 e 2014 tendo arrecadado a Batuta de Ouro; Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga, 2017 com 1.o prémio e “Batuta de Prata”. Integrou o júri dos concursos: ‘Prémio Jovens Músicos’ da RDP; “ I Certamen Nacional de Bandas de Música D’Almàssera” em Valência; “Certamen Internacional de Bandas de Música – Cidade de Valência” e em 2016 presidiu o júri do “Certamen Internacinal de Bandas de Altea”.
É professor no Conservatório de Música do Porto, Diretor Artístico da Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens do Concelho de Santa Maria da Feira, da ARMAB e da Band Conducting Academy (BCA). |